quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tecnologias na Educação

Mídias e a Formação de Professores


Estão acontecendo tantas mudanças na nossa sociedade que isso afeta diretamente à educação. Na sociedade do conhecimento e da comunicação de massas em que vivemos, a mídia tornou-se instrumento indispensável do processo educativo.
Podemos dizer que a escola ainda é uma instituição mais tradicional que inovadora, tendo resistido às mudanças. Não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional e as inovações estão acontecendo ainda que lentamente.
Com a modernização é necessário que se integre na educação as transformações decorrentes do mundo e da globalização, podemos dizer que dessa forma está havendo uma reconstrução, uma nova visão num novo ambiente cognitivo que está se reorganizando.
Nessa nova estruturação é importante ressaltar sem sombra de dúvida a questão da prática educativa, da postura do professor perante as novas tecnologias usadas na educação. A presença das tecnologias, principalmente o computador é parte importante na vida do ser humano, fazendo com que as instituições de ensino e os professores adotem uma nova postura perante a essa novidade.
Trabalhar com as novas tecnologias dentro da sala de aula requer uma responsabilidade muito grande do professor pois está ajudando na compreensão do aluno sobre o mundo atual e cultural ao seu redor. É necessário um acompanhamento do professor a essas mudanças tão rápidas para que o processo educativo tome uma dimensão atual e inovadora. Por isso é muito importante o domínio dessas ferramentas de busca da informação, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e organizar tais informações dentro do universo de referências pessoais.
O professor deve incentivar o aluno de como ele irá perguntar, a direcionar para questões importantes, tendo critérios na escolha de sites, podendo focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Cabe então ao professor o papel de “cuidar da aprendizagem”, pois aprender está muito mais relacionado ao saber onde e como encontrar informações e o que fazer com elas. 
Nestas atividades o mais importante é que os alunos sejam ativos e atuantes, sabendo tomar decisões diante das dificuldades e buscando alternativas, fazendo pesquisa, ou seja, que estejam comprometidos com a construção de seu saber.
Sabemos que muitos professores tem dificuldade em utilizar essas novas tecnologias, pois os alunos já vem prontos de casa, os professores, em geral não. Muitas instituições exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que efetuem sem delinear alguns caminhos para a formação de professores nessa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola. Acreditamos que isso só será possível se cada vez mais educadores tiverem oportunidade de preparar-se para o uso das mídias.
Algumas organizações introduzem computadores, conectam as escolas com a Internet esperando que com isso melhore os problemas do ensino.
Sem dúvida, a internet está se tornando fundamental para pesquisa com acesso instantâneo a sites, portais de busca e blogs, disponibilizando artigos que facilitam o acesso ás informações necessárias para o aprendizado. Além dos professores, dos alunos, toda a comunidade se beneficiará. 
Precisamos pensar na mudança qualitativa no processo ensino/aprendizagem quando conseguimos dentro de uma visão inovadora integrar todas as tecnologias e uma formação adequada para o professor. 
Para Moran(2001), ensinar e aprender são desafios que se apresentam a nós em todas as épocas e principalmente agora em que estamos vivendo em plena era da informação onde a mídia e a internet ocupam um espaço significativo na sociedade.
Dessa forma pensando na formação de professores, o confronto com experiências levam o mesmo a refletir sobre soluções de problemas que surgem na dinâmica da sala de aula, discutindo o uso das tecnologias apontando caminhos na sua formação com a renovação e a modernização do ensino/aprendizagem.



Fontes:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm
http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm
http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/br/pnedh1/edu_midia_pnedh.pdf
http://www.webartigos.com/articles/29155/1/Tecnologias-na-Educacao-a-importancia-das-novas-midias-na-formacao-do-professor-e-seus-desdobramentos-no-universo-escolar/pagina1.html
http://www.institutoclaro.org.br/observatorio/artigos/detalhe/os-desafios-do-professor-diante-das-tecnologias-de-informac

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, Ellen!!
Muito boas as reflexões que você apresenta nesta postagem!!
Parabéns pelo blog!
Passei no wikspace para ver seu trabalho.
Um abraço carinhoso
Márcia Maria

Profª Marizete Ten Caten disse...

Oi Ellen, linkei seu Blog ao meu. Vamos trabalhar em rede. Seu Blog está muito bom.

Profª Lurdinha disse...

Bom dia, Ellen!
Estamos juntas nesta jornada.
Parabéns pelas reflexões.
Bjos
Lourdes

Maukie - the virtual cat