sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Diversas metodologias tem sido utilizadas com o interesse de fazer com que todo processo de aprendizagem seja enriquecido com as atuais possibilidades que a tecnologia e principalmente a internet passou a propiciar.
O objetivo deste estudo é de tornar evidente a necessidade  do Uso pedagógico das mídias no espaço de aprendizagem escolar nos dias de hoje, favorecendo a ação dos alunos, tendo em vista a construção do conhecimento. Mesmo com a necessidade de incluir as novas mídias no processo educativo, inserida gradativamente, mediante resistência dos professores e educadores, os equipamentos tecnológicos com objetivos educacionais vão ganhando espaço. Contínuas transformações tecnológicas em todo o mundo vem influenciando as relações sociais.
Para atender a esse novo processo pedagógico midiático, precisamos ter profissionais preparados para atuar nesse novo contexto educacional, onde o conhecimento passou a fazer parte do dia a dia e aprender a aprender é primordial, tanto para os educandos quanto para os educadores. Neste contexto a Escola, ambiente onde se constrói a educação formal e, portanto, um ambiente por natureza social, começa a refletir sobre a influência das Novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem como computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio, jogos eletrônicos, celulares e vários outros equipamentos modernos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas  no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
 O desafio que vivemos na educação, está alicerçado nessa situação moderna, pois a escola é um reflexo de toda essa sociedade tecnológica. A inserção do uso das mídias contemporâneas no contexto escolar é uma realidade nos dias de hoje e para isso  estão sendo montados laboratórios ou salas de informática, as escolas estão investindo em softwares e capacitando professores.
Assim, podemos dizer que as novas tecnologias poderão ser aliadas para ensinar e aprender, desde que sejam usadas pedagogicamente, possibilitando uma interação professor-tecnologia-aluno, mostrar a função da escola, do professor e do aluno, diante desse novo paradigma educacional sendo utilizada como ferramenta facilitadora no processo ensino aprendizagem. Cabe então ao professor, escolher a partir das necessidades de seus alunos, os instrumentos que são mais úteis ao processo vivido por seus educandos. O seu papel, é portanto,dar sentido ao uso da tecnologia na utilização da internet quer seja trabalhando com sites, blogs, wikis e tantos outros disponíveis.




0 comentários:

Maukie - the virtual cat